Torna-se lei n° 9.795, em 27 de abril de 1999, art 2º afirma:
"Educação Ambiental é um componente essencial e permanente da educação Nacional, devendo estar presente em todos os níveis e modalidades do processo educativo formal e não-formal".
É certo a necessidade de mudar o comportamento do homem em relação à natureza, no sentido de promover sob um modelo de desenvolvimento sustentável (processo que assegura uma gestão responsável dos recursos do planeta de forma a preservar os interesses das gerações futuras e, ao mesmo tempo atender as necessidades das gerações atuais), com reflexos positivos evidentes junto à qualidade de vida de todos.
Consciência - ajudar os indivíduos e grupos sociais a sensibilizarem-se a adquirirem consciência do meio ambiente global e suas questões;
Conhecimentos - adquirir diversidade de experiências e compreensão fundamental sobre o meio ambiente e seus problemas;
Comportamento - comprometer-se com uma série de valores, e a sentirem interesse pelo meio ambiente, participando da proteção e melhoria do meio ambiente;
Habilidades - adquirir as habilidades necessárias para identificar e resolver os problemas ambientais;
Participação - proporcionar a possibilidade de participarem ativamente das tarefas que tem por objetivo resolver os problemas ambientais.
"Educação Ambiental é um componente essencial e permanente da educação Nacional, devendo estar presente em todos os níveis e modalidades do processo educativo formal e não-formal".
Formal é um processo institucionalizado que ocorre nas unidades de ensino;
Informal se caracteriza por sua realização fora da escola, envolvendo flexibilidade de métodos e de conteúdos e um público alvo muito variável em suas características (faixa etária, nível de escolaridade, nível de conhecimento da problemática ambiental, etc.).
- “A educação ambiental se torna um exercício para a cidadania.
Ela tem como objetivo a conscientização das pessoas em relação ao mundo em que vivem para que possam Ter cada vez mais qualidade de vida sem desrespeitar o meio ambiente natural que a cercam. Essa conscientização se dá a partir do conhecimento do seus recursos, os aspectos da fauna e da flora gerais e, específicos de cada região; e, os problemas ambientais causados pela exploração do homem, assim como Os aspectos culturais que vão se modificando com o passar do tempo e da mudança dos recursos naturais, como a extinção de algumas espécies por exemplo. O maior objetivo é tentar criar uma nova mentalidade com relação a como usufruir dos recursos oferecidos pela natureza, criando assim um novo modelo de comportamento (...) A educação ambiental é um exercício para a participação comunitária e não individualista” (Márcia Helena Quinteiro Leda – Fonte: Marcos Reigota).
Ela tem como objetivo a conscientização das pessoas em relação ao mundo em que vivem para que possam Ter cada vez mais qualidade de vida sem desrespeitar o meio ambiente natural que a cercam. Essa conscientização se dá a partir do conhecimento do seus recursos, os aspectos da fauna e da flora gerais e, específicos de cada região; e, os problemas ambientais causados pela exploração do homem, assim como Os aspectos culturais que vão se modificando com o passar do tempo e da mudança dos recursos naturais, como a extinção de algumas espécies por exemplo. O maior objetivo é tentar criar uma nova mentalidade com relação a como usufruir dos recursos oferecidos pela natureza, criando assim um novo modelo de comportamento (...) A educação ambiental é um exercício para a participação comunitária e não individualista” (Márcia Helena Quinteiro Leda – Fonte: Marcos Reigota).
A educação ambiental enfatiza as regularidades, e busca manter o respeito pelos diferentes ecossistemas e culturas humanas da Terra. O dever de reconhecer as similaridades globais, enquanto se interagem efetivamente com as especificidades locais, é resumido no seguinte lema:
Pensar globalmente, agir localmente.
Objetivos:
Consciência - ajudar os indivíduos e grupos sociais a sensibilizarem-se a adquirirem consciência do meio ambiente global e suas questões;
Conhecimentos - adquirir diversidade de experiências e compreensão fundamental sobre o meio ambiente e seus problemas;
Comportamento - comprometer-se com uma série de valores, e a sentirem interesse pelo meio ambiente, participando da proteção e melhoria do meio ambiente;
Habilidades - adquirir as habilidades necessárias para identificar e resolver os problemas ambientais;
Participação - proporcionar a possibilidade de participarem ativamente das tarefas que tem por objetivo resolver os problemas ambientais.
Fórmula dos 4 RE’s:
• Reduzir - luta contra o desperdício, minimização dos resíduos. Sempre que for possível, é melhor reduzir o consumo de materiais, energia e água, a fim de produzir o mínimo de resíduos e economizar energia.
• Reutilizar – após a utilização de um produto ou material (sólido, líquido, energia, etc) deve-se recorrer a todos os meios para reutilizá-lo, significa dar vida mais longa aos objetos, aumentando sua durabilidade e reparabilidade ou dando-lhes nova personalidade ou uso.
• Recuperar – unidades recuperadoras de materiais orgânicos. Recuperar as sucatas, antes delas virarem lixo.
• Repensar – as ações visam que as pessoas repensem o uso dos recursos naturais com maior responsabilidade. Usar somente o necessário, não vai faltar para ninguém.
• Repensar – as ações visam que as pessoas repensem o uso dos recursos naturais com maior responsabilidade. Usar somente o necessário, não vai faltar para ninguém.
Através do seu Programa de Educação Ambiental, o Instituto Anjos oferece as seguintes atividades:
Assessorias em Educação Ambiental
Seminários sobre temas específicos
Seminários sobre temas específicos
Vivências orientadas
Cursos diversos:
Arte- Educação
Ecologia
Ecosustentabilidade
Visitações
Ecoturismo
Passeios em trilhas ecológicas
Passeios ecológicos ( observação para produção de desenhos e fotografias)
Ecoturismo
Passeios em trilhas ecológicas
Passeios ecológicos ( observação para produção de desenhos e fotografias)